quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A insuportável baixeza do ser


Costumo dizer que em terra de hipócritas, quem admite é rei!
Quem já não se deixou seduzir pelas delícias luxuriosas de uma boa baixeza? Escorregou preguiçosamente, com língua afiada no maldizer e na mentira? Flertou com a inveja, verde e pegajosa? Permitiu-se por pura avareza, as crueldades do dia a dia? Vaidosamente, rebaixou o próximo por pura insegurança? Por pura ira disse as coisas mais perversas? Esfomeado por confusão deixou cair o fósforo aceso na poça de gasolina? Eu respondo, com orgulhosa prepotência, TODOS! Você já esteve em algum desses terríveis lugares, de vítima e algoz. Não falo aqui de psicopatias ou outras patologias que levam a perversidade, falo aqui da maldade comum, aquela cotidiana que você conhece.
O ser humano é por excelência, predatório. O mundo cresceu, se desenvolveu, a moral foi criada, os tabus acordados, e a natureza humana maquiada pelos novos conceitos, nasceu o famigerado maniqueísmo. Conviver com o peso desta existência nos faz animais frustrados, deve estar se perguntando, este cara quer dizer que a natureza humana é ruim? Sim, também! Mas também é boa! Esse é o mais precioso mistério!
Ao separar o bem do mal, cria-se uma eterna luta, e em uma luta, um lado deve ganhar e o outro perder. Lutar contra sua própria natureza é extenuante, o bem está para o mal como o mal está para bem, são niveladores, amigos que andam juntos, suavizando e instigando um ao outro, forças necessárias, sem um, o outro fica insuportável! Não gosto de quem diz ser inteiramente bom e obviamente de quem é totalmente ruim (ninguém gosta!)
Antes eu escrevi: O ser humano é por excelência, predatório, e acrescento, é também gregário, um animal que vive em bando, e viver assim nos faz ter simplicidade, generosidade, temperança, paciência e amizade. Devo admitir, o ser humano é capaz de grandes atos de amor... mas, que só são valorizados porque existem os atos de maldade.
Admita-se.

1 comentários:

Clarissa B. disse...

É verdade baby. Todos sempre têm um lado bom e lado não tão bom, apesar de alguns tentarem convencer que são sempre bons....

Dessa vez eu entendi... ;)

E devo admitir que tenho uma invejinha boa da sua forma de escrever... linda, leve, completa...

Suki...