quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quarup para Claude Lévi-Strauss




Sr. Claude, eles chegam de outras terras e tribos, reunindo-se para cantar e dançar em sua memória, “doces selvagens” destes tristes trópicos... O tronco, Quarup, é cortado e levado para o centro do círculo perfeito rodeado de ocas asseadas e decoradas em tua honra, será homenageado como os ancestrais que viveram no tempo do primeiro homem, Mawutzinin, estará agora sendo escrito na história mítica destes povos.

Vê, centenário senhor, constroem uma cabana para abrigar seu corpo-tronco, pintam-no com símbolos do homem, te reconstroem em madeira recém cortada. Festejos para celebrar-te. Enquanto te recriam com tinta e fibras, cantam sua formosura altiva, sua inteligência, te chamam carinhosamente de morekwat, chefe! Preservam-te vivo nessas canções, a avó morte parece nunca ter chegado.

O fogo é aceso e na noite escura simbolizam sua ressurreição, espalhando pelos ventos o choro das carpideiras emocionadas e os cânticos sagrados e profanos dos mais jovens, o tronco ganha vida imbuído de sua matéria viva Sr. Claude, para a tribo, agora viverá entre eles, um espírito - vivo, mestre que sempre foi.

Quando cessarem os cânticos e o choro, logo nos primeiros raios solares, lutarão para você, demonstrando a força ágil do povo vermelho, pintados com barro sanguíneo, betume, cera e carvão disputarão a sua admiração.

Quando a festa cessar, quando parcela de sua alma estiver alegremente aprisionada neste totem rústico, te lançarão no rio para que atinja, esperançosamente, o mar da eternidade.



















8 comentários:

Clarissa B. disse...

;)

Ana Rosa disse...

Caro amigo, seu texto é maravilhoso, linda homenagem, ao grande pensador. bjs

Sr. Stahl disse...

Que lindo... tenho certeza de que ele ficaria tocado, profundamente. O texto se tornou ainda mais potente pelo bom gosto das imagens que o emolduram...
embraces
Sr. Stahl

SAL disse...

ameeeeeeeei isso!!!

poético, cultural e indiscutivelmente brasileiro!!!

saber que, nesse mix que é nosso país, nós, individualmente, temos esse sangue... essa força... essa criatividade... e essa fé é muito rico!!!

lindo, pra variar né?!!
as imagens também estão um loooosho!!!

bjo yorickano

Ju ♥ disse...

texto perfeito e fotos lindíssimas, deu até saudade da minha infância...
beijos

Unknown disse...

Belíssimas fotos!

Artista nas palavras e nas imagens!

Uacht!

http://dadonanet.blogspot.com

Clarissa B. disse...

Post post post...

Anônimo disse...

Lindo texto, lindas fotos.
Ahazou!!!